O amor não acaba, nós é que mudamos

Um homem e uma mulher vivem uma intensa relação de amor, e depois de alguns anos se separam, cada um vai em busca do próprio caminho, saem do raio de visão um do outro. Que fim levou aquele sentimento? O amor realmente acaba?

O que acaba são algumas de nossas expectativas e desejos, que são subtituídos por outros no decorrer da vida. As pessoas não mudam na sua essência, mas mudam muito de sonhos, mudam de pontos de vista e de necessidades, principalmente de necessidades. O amor costuma ser amoldado à nossa carência de envolvimento afetivo, porém essa carência não é estática, ela se modifica à medida que vamos tendo novas experiências, à medida que vamos aprendendo com as dores, com os remorsos e com nossos erros todos. O amor se mantém o mesmo apenas para aqueles que se mantém os mesmos.

Se nada muda dentro de você, o amor que você sente, ou que você sofre, também não muda. Amores eternos só existem para dois grupos de pessoas. O primeiro é formado por aqueles que se recusam a experimentar a vida, para aqueles que não querem investigar mais nada sobre si mesmo, estão contentes com o que estabeleceram como verdade numa determinada época e seguem com esta verdade até os 120 anos. O outro grupo é o dos sortudos: aqueles que amam alguém, e mesmo tendo evoluído com o tempo, descobrem que o parceiro também evoluiu, e essa evolução se deu com a mesma intensidade e seguiu na mesma direção. Sendo assim, conseguem renovar o amor, pois a renovação particular de cada um foi tão parecida que não gerou conflito.

O amor não acaba. O amor apenas sai do centro das nossas atenções. O tempo desenvolve nossas defesas, nos oferece outras possibilidades e a gente avança porque é da natureza humana avançar. Não é o sentimento que se esgota, somos nós que ficamos esgotados de sofrer, ou esgotados de esperar, ou esgotados da mesmice. Paixão termina, amor não. Amor é aquilo que a gente deixa ocupar todos os nossos espaços, enquanto for bem-vindo, e que transferimos para o quartinho dos fundos quando não funciona mais, mas que nunca expulsamos definitivamente de casa.


Amor não é se envolver com a pessoa perfeita, aquela dos nossos sonhos. Não existem príncipes nem princesas. Encare a outra pessoa de forma sincera e real, exaltando suas qualidades, mas sabendo também de seus defeitos. O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser. ;]

;}


Quem tentar possuir uma flor, verá sua beleza murchando. Mas quem apenas olhar uma flor num campo, permanecerá para sempre com ela. Você nunca será minha e por isso terei você para sempre.

Confie!


Confiar não é saber todos os passos de alguém, é apenas acreditar em seus passos nos dito. Sem confiança nada existe, confie! Dê chances, acredite na mudança de alguém e não se arrependa.

E se me achar esquisita, respeite também.

  
(...) Até eu fui obrigada a me respeitar. ;]

Saudade é um pouco como fome...

-

Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida.

[...]

Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra.




Dificil não é lutar por aquilo que se quer, e sim desistir daquilo que se mais ama. Eu desisti. Mas não pense que foi por não ter coragem de lutar, e sim por não ter mais condições de sofrer. 


:/

A maior covardia de um homem é despertar o amor de uma mulher sem ter a intenção de amá-la.

Você entrou na minha vida de forma repentina ...

.. e permanece até hoje de forma inexplicável! Sei que com você vou poder sempre contar. O único que consegue me fazer sentir segura com um simples abraço, com um simples sorriso ou até mesmo por um simples olhar! Estamos construíndo um sentimento verdadeiro de uma forma única e inesquecível; que nada pode apagar.

  eu amo você.

Não há mais nada...

 .. que possa me fazer sorrir, que possa me dar esperanças, forças ou vontade de viver, além de você. Você é o meu estimulo, minhas lágrimas, meu sorriso, meu sonho. Eu conheço o seu jeito, suas virtudes, seus defeitos, suas manias, seus exageros, suas qualidades e seus medos, mas amo você exatamente como você é. nem todas as palavras, musicas, poesias, historias, lendas, melodias, sinfonias; nem todos os livros, filmes, verbos; nem os mais altos montes e os maiores castelos; os planetas mais distantes e os corpos mais belos; nem os mais profundos mares, golfos, peninsulas e oceanos; nem qualquer amor que se construa em minutos, horas, semanas, meses e anos; nada, nunca podera explicar a grandeza da importancia que voce tem para mim. impossivel, inconfundivel, irremediavel, indiscreto, indireto, intimo, indagavel, intenso, inesquecivel amor. te amo, do tamanho do inexplicavel.

Um dia sonhei em viver momentos lindos ao lado de uma pessoa, momentos do qual jamais esqueceria, momentos de alegria e muito amor, e você tornou tudo isso realidade, e a cada dia que passa, torna mais ainda, obrigado por ser quem você é meu amor, obrigado por ser essa pessoa maravilhosa, posso te dizer uma coisa com toda certeza, que sem você já não sou nada, eu amo você, e a cada dia que passa esse amor por você só aumenta cada vez mais, obrigado por cada segundo que passo ao seu lado, obrigado por me fazer a mulher mais feliz desse mundo, obrigado por ser essa cara encantador, sorridente, apaixonado, do qual eu me entreguei completamente, eu quero ser eternamente sua, e sei que será eternamente meu, meu tudo, meu mundo, minha vida , eu te amo mesmo, jamais duvide disso meu amor. $:

Às vezes ouço passar o vento...

 .. e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.



Durante a nossa vida...

Conhecemos pessoas que vem e que ficam, outras que, vem e passam.
Existem aquelas que, vem, ficam e depois de algum tempo se vão.
Mas existem aquelas que vem e se vão com uma enorme vontade de ficar...

" (...) a estrada. "

-
Quando alguém encontra seu caminho precisa ter coragem suficiente para dar passos errados. As decepções, as derrotas, o desânimo são ferramentas que Deus utiliza para mostrar a estrada.
Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente.

Será que o grande amor existe? ://

Eu sempre achei que o grande amor não existisse... Ou então que ele estivesse longe demais pra ser achado. Sempre tive a sensação de que ele me aguarda. Sempre tenho essa sensação quando tenho alguém ao meu lado que não deve ser esse amor. Talvez o amor seja mais um ideal do que um fator existente.

-

"Um grande amor não é possível. E talvez por isso é que seja grande – para que nele caiba o impossível."

:]

Você Aprende ...

Depois de algum tempo, você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.

E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la, por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.

Descobre que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.

Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos. Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto. Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.

Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.

Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.

Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama, contudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo. Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.

Portanto... plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida! Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar. (William Shakespeare)
É fácil julgar e apontar o dedo para o próximo. Difícil é se colocar no lugar da pessoa e tentar entender para depois julgar os fatos.

Você está onde se põe.

É a lei da vida. Se você se colocar em um lugar melhor, sua vida mudará e coisas boas começarão a acontecer. A escolha está em suas mãos.

Nunca deixe...

Ninguém colocar em teu coração dúvida de quem você é.

os psiquiatras dizem que...

Uma em cada quatro pessoas tem alguma deficiência mental. Fique de olho em três dos seus amigos... Se eles parecerem normais, o retardado é você! ;)

Obrigado, Renato Russo

Por - pelo menos ter tentado - nos ensinar que é preciso amar como se não houvesse amanhã; que a felicidade mora aqui, com a gente, até a segunda ordem; e que quando se aprende a amar, o mundo passa a ser nosso. Nos ensinar que é a verdade que assombra, o descaso que condena e a estupidez que destrói, que disciplina é liberdade, compaixão é fortaleza e quando se tem coragem, tem bondade. E por sempre, sempre, falar que não devemos deixar que nos digam que não vale a pena acreditar no sonho que nós temos. Por nos ensinar, também, que se quisermos alguém em quem confiar, devemos confiar em nós mesmos. E por nunca cansar de nos lembrar que todo mundo sabe, ninguém quer mais saber. Por entender nossa carência, nossa procura por alguém que um dia possa nos dizer que quer ficar só conosco. Por nos entender quando dizemos que se o mundo é parecido com o que vemos, preferimos acreditar no mundo do nosso jeito; por insistir que se entregar é uma bobagem e que o vento leva sempre tudo embora. (...)



Foi em 11 de Outubro de 1996 que te perdemos. Até breve Renato Russo.



- Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir. Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso. E com confiança no que diz.
Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio.

A RAPOSA E O PEQUENO PRÍNCIPE

E foi então que apareceu a raposa:
- Bom dia, disse a raposa.
- Bom dia, respondeu polidamente o principezinho, que se voltou, mas não viu nada.
Eu estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira...
- Quem és tu? Perguntou o principezinho. Tu és bem bonita...
- Sou uma raposa, disse a raposa.
- Vem brincar comigo, propôs o principezinho. Estou tão triste...
- Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Não me cativaram ainda.
- Ah! Desculpa, disse o principezinho. Após uma reflexão, acrescentou:
- Que quer dizer "cativar"?
- Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras?
- Procuro os homens, disse o principezinho. Que quer dizer "cativar"?
- Os homens, disse a raposa, têm fuzis e caçam. É bemincômodo! Criam galinhas também.
É a única coisa interessante que eles fazem. Tu procuras galinhas?
- Não, disse o principezinho. Eu procuro amigos. Que quer dizer "cativar"?
- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "criar laços...".
- Criar laços?
- Exatamente,disse a raposa. Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...
- Começo a compreender, disse o principezinho... Existe uma flor... Eu creio que ela me cativou...
- É possível, disse a raposa.Vê-se tanta coisa na Terra...
- Oh! Não foi na Terra, disse o principezinho.
A raposa pareceu intrigada:
- Num outro planeta?
- Sim.
- Há caçadores nesse planeta?
-Não.
- Que bom. E galinhas?
-Também não.
- Nada é perfeito, suspirou a raposa.
Mas a raposa voltou à sua idéia:
- Minha vida é monótona.Eu caço galinhas e os homens me caçam.Todas as galinhas se parecem e todos os homens se parecem também. E por isso me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora da toca,como se fosse música. E depois, olha! Vês lá longe, os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de  trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelos cor de ouro. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo, que é dourado, fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo...
A raposa calou-se e considerou por muito tempo o príncipe:
- Por favor... Cativa-me! disse ela.
- Bem quisera, disse o principezinho, mas eu não tenho muito tempo. Tenho amigos a descobrir e muitas coisas a conhecer.
- A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais
amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!
- Que é preciso fazer? perguntou o principezinho.
- É preciso ser paciente, respondeu a raposa. Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim, na relva. Eu te olharei para o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas, cada dia, te sentarás mais perto...
No dia seguinte o principezinho voltou.
- Teria sido melhor voltares à mesma hora, disse a raposa. Se tu vens,por exemplo, às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando,mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração...

As pessoas têm estrelas que não são as mesmas...

Para uns, que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para outros, os sábios, são problemas. Para o meu negociante, eram ouro. Mas todas essas estrelas se calam. Tu porém, terás estrelas como ninguém... Quero dizer: quando olhares o céu de noite, (porque habitarei uma delas e estarei rindo), então será como se todas as estrelas te rissem! E tu terás estrelas que sabem sorrir! Assim, tu te sentirás contente por me teres conhecido. Tu serás sempre meu amigo (basta olhar para o céu e estarei lá). Terás vontade de rir comigo. E abrirá, às vezes, a janela à toa, por gosto... e teus amigos ficarão espantados de ouvir-te rir olhando o céu. Sim, as estrelas, elas sempre me fazem rir!

(Livro - O pequeno príncipe)

De tudo, ficaram três coisas...

(...) A certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro.

Há pessoas que nos falam e nem as escutamos, há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam, mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidas e nos marcam para sempre...


QUANDO UMA GAROTA...

Está quieta: um turbilhão de pensamentos enchem sua mente. Está com frio: ela quer um abraço. Sentir sua falta: ela não imagina a vida sem você.  Quando chora: ela se esforçou ao máximo para refrear as lágrimas, mas não conseguiu. Está cansada: ela quer que você seja seu travesseiro. Sorri: é porque ela se se sente bem ao seu lado. Está com saudades: é porque isso está a corroendo por dentro. Está triste: ela precisa de você mais do que nunca. Balança as mãos: ela quer que você as segure. Te olha no fundo dos olhos e sorri: ela encontrou em você tudo o que sempre procurou. :)

O que é o amor?


Em matemática: uma equação.
Na história: uma guerra.

Em química: uma reação.

Na arte: um coração.

Em mim: você.

A traição é perita em arrancar esperanças e sonhos, age como areia lançada ao fogo.

A traição é um tema difícil, afinal quem nunca se sentiu traído? Seja no amor, na amizade ou no trabalho? Um dos sentimentos mais chatos, pois toda confiança depositada na pessoa te faz sentir um idiota. Mas então o que me faz passear em terreno tão perigo, um verdadeiro campo minado? Pesquisas. Apenas pesquisas.
A universidade de Joana Esburgo, uma das maiores na matéria psicologia da mulher, publicou um trabalho que mostra que a grande diferença entre homem e a mulher é apenas a criação. Diz o trecho do artigo: “Desde Adão e Eva, até meu Pai e tua Mãe, os homens tem uma educação voltada à escolha de sua carreira ou do seu time (no caso o time pode ser substituído por outro esporte). Já a mulher tem a educação voltada para a escolha de seu marido e das roupas e etiquetas a serem usadas.” Sim, sim, eu também achei uma visão machista, mas o que posso falar sobre uma pesquisa deste porte?
A explicação é verossímil. A pesquisadora chefe do projeto, Linda Trayson, observa que o homem geralmente é fiel a sua carreira ou seu time. A escolha de sua equipe é emblemática, pois ao escolhê-lo passa a vida toda com o mesmo time mesmo suportando diversas decepções da vida. Isso já não acontece com sua mulher, afinal essa escolha é tratada de forma superficial em sua criação. Logo não é difícil ver homens com nove casamentos, enquanto permanece um amor eterno pelo seu time do coração.
Já a mulher passa toda sua infância se preparando para a escolha de seu marido, e quando o escolhe luta ferozmente por tal objetivo. A pesquisadora ressalva, “a mulher sente a necessidade da traição assim como o homem, porém trair seu marido significa desistir de seus objetivos. Para chegar a esse ponto a mulher precisa estar motivada. Fazendo uma comparação, seria como o homem trocar de time de futebol após seu time decepcioná-lo repetidas vezes.”
A pesquisa desfaz então alguns mitos, como, por exemplo, dizer que as mulheres só traem quando estão envolvidas emocionalmente com outra pessoa. Esse ato não muda o fato. O resultado é bem claro. Tanto homem como mulher traem são.

Me apresente fidelidade sem amor, e eu te apresento traição sem dor...

Algo que parecia impossível de acontecer, algo que nunca imaginei ter que enfrentar, algo que me pegou de surpresa e justamente no momento em que eu estava disposta a recomeçar, tudo desmoronou. Penso em você, só penso em lágrimas, sofrimento, dor, angústia. Essa dor parece que nunca vai embora, que eu nunca vou conseguir falar de você sem derramar uma lágrima, que toda noite antes de dormir, eu vou pensar em tudo o que você fez, tentar entender aonde eu errei, em que momento você esqueceu que eu estava ali, só por você, só com você! Eu não tenho ninguem e você tem alguém para pensar, para viver uma nova história! Eu estava desprevenida, não pensava em ninguém, só em você, e para mim assim seria até o dia em que eu não respirasse mais. Seria eterno, meu futuro, meus planos, você fazia parte de todos eles, mais agora eu estou aqui sem objetivos, sem futuro, congelada no tempo.  Queria acordar com você do meu lado e dizer que tive um pesadelo, mais no fundo eu sei que tenho que acordar e me olhar no espelho e dizer para mim mesma...
 
" você vai ter que conviver com isso pelo resto de sua vida, pois você sim amou de verdade. "

Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porqe sua consciência é o que você é,e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles.

Que minha solidão me sirva de companhia...


(...) Que eu tenha a coragem de me enfrentar. Que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo.
Tenho aprendido com o tempo que a felicidade vibra na frequência das coisas mais simples. Que o que amacia a vida, acende o riso, convida a alma pra brincar, são essas imensas coisas pequenas bordadas com fios de luz no tecido áspero do cotidiano.

Soneto de Fidelidade

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

(Vinícius de Moraes)

Pois vê só quão pouca consideração tens por mim...

Estás querendo tocar-me, como instrumento, conhecer os meus registros, do mais alto ao mais baixo. Há muita música boa; aqui dentro, e mesmo assim não sabes como tirá-la deste pequeno órgão. Estás pensando, por Deus, que eu seja mais fácil de ser manuseado que um pífaro? Podes dedilhar-me á vontade, não tirarás nota alguma de mim...

Eu aprendi...

Que ter uma criança adormecida nos braços é um dos momentos mais pacíficos do mundo; que ser gentil é mais importante do que estar certo; que nunca se deve negar um presente a uma criança; que eu sempre posso fazer uma prece por alguém quando não tenho a força para ajudá-lo de alguma outra forma; que não importa quanta seriedade a vida exija de você, cada um de nós precisa de um amigo brincalhão para se divertir junto; que algumas vezes tudo o que precisamos é de uma mão para segurar e um coração para nos entender; que os passeios simples com meu pai em volta do quarteirão nas noites de verão quando eu era criança fizeram maravilhas para mim quando me tornei adulto; que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos; que dinheiro não compra "classe"; que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular; que debaixo da "casca grossa" existe uma pessoa que deseja ser apreciada, compreendida e amada; que Deus não fez tudo num só dia; o que me faz pensar que eu possa? ... que ignorar os fatos não os altera; que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas esta permitindo que essa pessoa continue a magoar você; que o amor, e não o tempo, é que cura todas as feridas; que a maneira mais fácil para eu crescer como pessoa é me cercar de gente mais inteligente do que eu; que cada pessoa que a gente conhece deve ser saudada com um sorriso; que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa; que a vida é dura, mas eu sou mais ainda; que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu; que quando o ancoradouro se torna amargo a felicidade vai aportar em outro lugar; que devemos sempre ter palavras doces e gentis pois amanhã talvez tenhamos que engoli-las; que um sorriso é a maneira mais barata de melhorar sua aparência; que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito; que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a; que só se deve dar conselho em duas ocasiões: quando é pedido ou quando é caso de vida ou morte; que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer.

O amor é muito jovem para saber o que é consciência...

Quando penso em você me sinto flutuar, me sinto alcançar as nuvens, tocar as estrelas, morar no céu... Tento apenas superar a imensa saudade que me arrasa o coração, mas, que vem junto com as doces lembranças do teu ser. Lembrando dos momentos em que juntos nosso amor se conjugava em uma só pessoa, nós... É através desse tal sentimento, a saudade, que sobrevivo quando estou longe de você. Ela é o alimento do amor que encontra-se distante... A delicadeza de tuas palavras contrasta com a imensidão do teu sentimento. Meu ciúme se abranda com tuas juras e promessas de amor eterno. A longa distância apenas serve para unir o nosso amor. A saudade serve para me dar a absoluta certeza de que ficaremos para sempre unidos... E nesse momento de saudade, quando penso em você, quando tudo está machucando o meu coração e acho que não tenho mais forças para continuar; eis que surge tua doce presença, com o esplendor de um anjo; e me envolvendo como uma suave brisa aconchegante... Tudo isso acontece porque amo e penso em você...

Se eu pudesse deixar algum presente à você, deixaria aceso o sentimento de amar a vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo a fora. Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos. Deixaria para você, se pudesse, o respeito aquilo que é indispensável. Além do pão, o trabalho. Além do trabalho, a ação. E, quando tudo mais faltasse, um segredo: o de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída.

♫♪

Quando eu tinha 5 anos, minha mãe sempre me disse que a felicidade era a chave para a vida. Quando eu fui para a escola, me perguntaram o que eu queria ser quando crescesse. Eu escrevi “feliz”. Eles me disseram que eu não entendi a pergunta, e eu lhes disse que eles não entendiam a vida.


Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal

Antes de amar-te, amor, nada era meu. Vacilei pelas ruas e as coisas, nada contava nem tinha nome,: o mundo era do ar que esperava. E conheci salões cinzentos, túneis habitados pela lua, hangares cruéis que se despediam, perguntas que insistiam na areia. Tudo estava vazio, morto e mudo, caído, abandonado e decaído, tudo era inalienavelmente alheio, tudo era dos outros e de ninguém, até que tua beleza e tua pobreza de dádivas encheram o outono.

Tudo pelo amor, e que se dane o mundo!

Amor não é se envolver com a pessoa perfeita, aquela dos nossos sonhos. Não existem príncipes nem princesas. Encare a outra pessoa de forma sincera e real, exaltando suas qualidades, mas sabendo também de seus defeitos. O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser.



Quando fizeres algo nobre e belo e ninguém notar,não fique triste. Pois o sol toda manhã faz um lindo espetáculo e no entanto, a maioria da platéia ainda dorme...

Fizeram a gente acreditar...

... Que amor mesmo, amor pra valer, só acontece uma vez, geralmente antes dos 30 anos. Não contaram pra nós que amor não é acionado, nem chega com hora marcada. Fizeram a gente acreditar que cada um de nós é a metade de uma laranja, e que a vida só ganha sentido quando encontramos a outra metade. Não contaram que já nascemos inteiros, que ninguém em nossa vida merece carregar nas costas a responsabilidade de completar o que nos falta: a gente cresce através da gente mesmo. Se estivermos em boa companhia, é só mais agradável. Fizeram a gente acreditar numa fórmula chamada "dois em um": duas pessoas pensando igual, agindo igual, que era isso que funcionava. Não nos contaram que isso tem nome: anulação. Que só sendo indivíduos com personalidade própria é que poderemos ter uma relação saudável. Fizeram a gente acreditar que casamento é obrigatório e que desejos fora de hora devem ser reprimidos. Fizeram a gente acreditar que os bonitos e magros são mais amados, que os que transam pouco são confiáveis, e que sempre haverá um chinelo velho para um pé torto. Só não disseram que existe muito mais cabeça torta do que pé torto. Fizeram a gente acreditar que só há uma fórmula de ser feliz, a mesma para todos, e os que escapam dela estão condenados à marginalidade. Não nos contaram que estas fórmulas dão errado, frustram as pessoas, são alienantes, e que podemos tentar outras alternativas. Ah, também não contaram que ninguém vai contar isso tudo pra gente. Cada um vai ter que descobrir sozinho. E aí, quando você estiver muito apaixonado por você mesmo, vai poder ser muito feliz e se apaixonar por alguém.

Dias de luta, dias de glória

Canto minha vida com orgulho...

Na minha vida tudo acontece, mas quanto mais a gente rala, mais a gente cresce! Hoje estou feliz porque eu sonhei com você e amanhã posso chorar por não poder te ver, mas o seu sorriso vale mais que um diamante, se você vier comigo, aí nós vamos adiante... Com a cabeça erguida e mantendo a fé em Deus, o seu dia mais feliz vai ser o mesmo que o meu. A vida me ensinou a nunca desistir, nem ganhar, nem perder mas procurar evoluir... Podem me tirar tudo que tenho, só não podem me tirar as coisas boas que eu já fiz! Pra quem eu amo, eu sou feliz e canto, e o universo é uma canção e eu vou que vou! História, nossas histórias, dias de luta, dias de glória...  Oh minha gata, morada dos meus sonhos, todo dia, se pudesse eu ia estar com você! Já te via muito antes nos meus sonhos, eu procurei a vida inteira por alguém como você... Por isso eu canto a minha vida com orgulho, com melodia, alegria e barulho. Eu sou feliz e rodo pelo mundo... Sou correria mas também sou vagabundo. Mas hoje dou valor de verdade pra minha saúde,  pra minha liberdade... Que bom te encontrar nessa cidade, esse brilho intenso me lembra você (...) Hoje estou feliz, acordei com o pé direito, e vou fazer de novo, vou fazer muito bem feito! Sintonia, telepatia, comunicação pelo cortex, bum bye bye!

O Rio e o Oceano...

Diz-se que, antes de um rio cair no oceano, ele treme de medo. Olha para trás para o longo caminho, que percorreu, e vê a sua frente um oceano tão vasto que entrar nele nada mais é do que desaparecer para sempre. Mas o rio não pode voltar. Ninguém pode voltar. Voltar é impossível na existência. Você pode apenas ir em frente. O rio precisa se arriscar e entrar no oceano. E só quando ele entra no oceano é que o medo desaparece, porque apenas então o rio saberá que não se trata de desaparecer no oceano, mas tornar-se oceano. Por um lado, é desaparecimento, e, por outro, renascimento.

MPB ♪

Eu não quero ir embora e esperar o dia seguinte...

Porque cansei dessa gente que manda ter mais calma. E me diz que sempre tem outro dia. E me diz que eu não posso esperar nada de ninguém. E me diz que eu preciso de uma camisa de força. Se você puder sofrer comigo a loucura que é estar vivo. Se você puder passar a noite em claro comigo de tanta vontade de viver esse dia sem esperar o outro, se você puder esquecer a camisa de força e me enroscar no seu corpo para que duas forças loucas tragam algum equilíbrio. Se você puder ser alguém de quem se espera algo, afinal, é uma grande mentira viver sozinho, permita-se. Eu só queria alguém pra vencer comigo esses dias terrivelmente chatos.



Ei! Sorria...

... Mas não se esconda atrás desse sorriso... Mostre aquilo que você é, sem medo. Existem pessoas que sonham com o seu sorriso, assim como eu. Viva! Tente! A vida não passa de uma tentativa. Ei! Ame acima de tudo, ame a tudo e a todos. Não feche os olhos para a sujeira do mundo, não ignore a fome! Esqueça a bomba, mas antes, faça algo para combatê-la, mesmo que se sinta incapaz. Procure o que há de bom em tudo e em todos. Não faça dos defeitos uma distancia, e sim, uma aproximação. Aceite! A vida, as pessoas, faça delas a sua razão de viver. Entenda! Entenda as pessoas que pensam diferente de você, não as reprove. Ei! Olhe... Olhe a sua volta, quantos amigos... Você já tornou alguém feliz hoje? Ou fez alguém sofrer com o seu egoísmo? Ei! Não corra. Para que tanta pressa? Corra apenas para dentro de você. Sonhe! Mas não prejudique ninguém e não transforme seu sonho em fuga. Acredite! Espere! Sempre haverá uma saída, sempre brilhará uma estrela. Chore! Lute! Faça aquilo que gosta, sinta o que há dentro de você. Ei! Ouça... Escute o que as outras pessoas têm a dizer, é importante. Suba... faça dos obstáculos degraus para aquilo que você acha supremo, mas não esqueça daqueles que não conseguem subir a escada da vida. Ei! Descubra! Descubra aquilo que há de bom dentro de você. Procure acima de tudo ser gente, eu também vou tentar. Ei! Você... não vá embora. Eu preciso dizer-lhe que... te adoro, simplesmente porque você existe.