Ciúme: obsessão que mata o amor.

Sentir um pouco de ciúme é algo natural para muitas pessoas, as quais até convivem bem com essa emoção. No entanto, quando foge do controle, o sentimento pode levar o ser humano a atos doentios de violência e, até mesmo, a assassinatos, como alguns casos já bastante divulgados pela imprensa. Entretanto, será que é mesmo normal sentir um pouco de ciúme?


David M. Buss, defende a ideia de que o ciúme controlado é normal, e o que existe de verdade é o medo.  
"Isto é absolutamente natural: sentir medo da solidão ou de deixar de ser amado. chamamos isso de ciúme, que, em doses limitadas, é bom, mas, em exagero, tem o efeito oposto e passa a ser algo fantasioso.", explica.
Quando o sentimento começa a trazer prejuízos para a vida social de um casal, torna-se patológico. É preciso tomar muito cuidado quando o descontrole atinge esse nível. Não é certo que esse tipo de ciúme sempre acaba em atos criminosos, mas é preciso ficar atento, pois, às vezes, essa linha é muito tênue. Assim, mesmo que o sentimento obsessivo não leve a um crime passional, pode ser muito prejudicial para o psicológico do ciumento e de quem se relaciona com ele.
fonte: jornal show da fé, novembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário